top of page

Compromisso de Compra e Venda x Promessa de Compra e Venda: tem diferença?


Comumente, nos deparamos com o termo "promessa" e "compromisso" de compra e venda como sinônimos, na prática, na literatura jurídica e em algumas decisões judiciais.


Penso que utilizá-los como sinônimos não gera prejuízos de compreensão, porém, como profissionais da área (advogados e corretores de imóveis) devemos nos alinhar à melhor técnica.


Utiliza-se o termo compromisso de compra e venda quando tem-se uma cláusula de irrevogabilidade e irretratabilidade, ou seja, aquele contrato não admite que as partes contratantes desistam do negócio, tornando hábil seu registro para efeitos contra terceiros.


Por outro lado, o termo promessa de compra e venda é mais adequado quando existe possibilidade de arrependimento, principalmente quando pactuadas arras penitenciais.


Se você gostou dessa dica, clique no coração ali embaixo e compartilhe com mais pessoas!


Laís Gonçalves é Advogada e Consultora em Direito Imobiliário e atende todo o Brasil.


Contato: lais.goncalves@outlook.com


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando é possível fazer um inventário em cartório?

O inventário é o procedimento necessário para que os herdeiros dividam os bens recebidos em razão do falecimento de um parente e depois possam registrá-los em seu nome, além de pagar as dívidas que el

Dia Internacional da Mulher e o Mercado Imobiliário

Dona de Casa? Sim! Com contrato, escritura e registro. O papel das mulheres no mercado imobiliário está cada vez maior e relevante, seja como corretora de imóveis, advogada imobiliarista, engenheira,

bottom of page