O que é uma Consulta Jurídica? Como funciona?

Entenda como a consulta com um advogado pode te ajudar a prevenir problemas.


Você entra em contato com um Advogado para esclarecer questões acerca de um problema e ele diz: “Vamos marcar uma Consulta? ” e ai surge a dúvida: O que é uma Consulta Jurídica? Ele não poderia prestar os esclarecimentos que eu preciso pelo telefone ou Whatsapp?


Na Consulta Jurídica, o profissional do Direito faz mais do que ouvir o problema jurídico ou uma dúvida sobre determinado tema. Nela, nós fazemos perguntas sobre os detalhes que, geralmente, fazem toda a diferença na solução do caso concreto!


Além de buscar entender, em todos os aspectos, o problema do cliente, devemos também oferecer as melhores soluções possíveis para ele. Aqui no Escritório, buscamos, sempre que possível: 1) a solução mais célere; 2) prevenir e evitar demandas judiciais e 3) buscar a conciliação entre as pessoas envolvidas no problema. Isso é alinhado com o Cliente na primeira Consulta Jurídica.


Outra dica é sempre buscar um Advogado especializado na área do seu caso. Isso também contribuirá para que você tenha as respostas técnicas mais adequadas e contar com a experiência de quem entende do assunto.


Onde é feito o atendimento?

Além disso, o atendimento pode ser feito tanto presencialmente, quanto online, por vídeo chamadas, por exemplo. No Escritório, o cliente fica à vontade para escolher a modalidade do atendimento, porém, isso varia de um profissional para outro.


Quando eu devo buscar uma Consultoria Jurídica?

A Consultoria Jurídica serve, além de tudo isso, para te auxiliar a prevenir problemas futuros. Por exemplo: Imaginemos que um casal adquire um imóvel na planta e a Construtora não o entrega no prazo previsto e no contrato não há nenhuma cláusula de penalidade pelo não cumprimento do prazo. Será necessário ingressar no judiciário para que o Juiz determine qual será a punição da Construtora. Porém, se antes de assinar o contrato, eles tivessem buscado uma Consultoria Jurídica, eles poderiam ser alertados por um Advogado sobre as “pegadinhas” no Contrato e evitar prejuízos financeiros e outros problemas. Portanto, a Consultoria seria o mais indicado para esclarecer o conteúdo do contrato antes da questão se tornar problemática e virar uma ação judicial, que pode levar anos na Justiça para ser resolvida.


Quanto custa uma Consulta Jurídica?

Isso também varia de acordo com o Profissional que será contratado, da área do Direito e da complexidade do caso. No entanto, o valor mínimo para esse tipo de serviço está previsto na Tabela da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB do Estado no qual o Advogado atende.


Você conhece alguém que poderia ter evitado um problema se tivesse consultado um Advogado antes?


Alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui embaixo!


Se esse conteúdo foi útil para você, clique no Coração! E se você acha que ele será útil para mais alguém, Compartilhe!


Laís Gonçalves é Advogada e Consultora em Direito Imobiliário em Juiz de Fora, Minas Gerais.

22 visualizações

TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

CÓPIA PARCIAL OU TOTAL NÃO AUTORIZADA.

2020. LAÍSGONÇALVES.COM